domingo, 6 de fevereiro de 2011

VOGAL A




Fonte
http://letramentoealfabetizaçao.blogspot.com




SINGELAS SUGESTÕES PARA O ESTUDO DAS VOGAIS






Inicialmente, a professora faz a leitura de um texto
que enfatize no seu conteúdo a palavra-chave estudada.

Pode ser esse que inventei para ilustrar ou outro
da nossa rica literatura infantil.

Necessita-se chamar atenção para a palavra que
está sendo introduzida no universo de leitura escrita
daquelas crianças.

Depois, começa o processo de ensino-aprendizagem da vogal,
sílabas e palavras correspondentes aquela família silábica em questão.

1. Apresentação da figura, desenho ou o próprio objeto - ANEL para os alunos.

2. Apresentação da palavra-chave ANEL
na escrita cursiva maiúscula ,minúscula e imprensa.

* Obs:
Com a explicação do uso de cada uma delas,
como por exemplo: a letra maiúscula escreve-se nos nomes
de pessoas, lugares, ruas, inicio de frases,etc.
A letra minúscula no meio ou final das palavras.
E a letra impressa é aquela lida em jornais, revistas,
livros e qualquer material que foi grafado ou impresso.

3. Leitura coletiva da palavra-chave.
A professora lê inicialmente, depois se
faz acompanhar pelos alunos na leitura da palavra.
Mesmo sem saber lê os alunos vão
se acostumando com o hábito da leitura e,
consequentemente, visualização das letras,
sílabas e palavra estudada.

4. Análise fonológica da palavra-chave
(contagem números de sílabas através de palmas
e leitura simultânea de cada uma delas,
com a compreensão da palavra num todo)

OUTRAS SUGESTÕES

A professora pode pedir para que os alunos citem
nomes diversos iniciados com a vogal A.

Pode escrever na lousa as palavras ditadas pelos alunos.

Depois fazer um cartaz que deixará exposto em sala para
futuros estudos e pesquisas dos próprios alunos.

Trazer outro dia rótulos vazios de alimentos para se fazer análise fonológicas de cada palavra, destacar os rótulos que tenham a vogal ou sílaba em estudo.

Incentivar os alunos para inventar e escrever uma receita de
bolo coletiva com os produtos dos rótulos
trazidos por eles.

Transformar a sala num mercadinho e apresentar o conceito,
compreensão e introdução do dinheiro, como passar troco, peso, quilo,etc.

Cada aluno desenhar um anel e escrever a vogal A ou a própria palavra-chave.

Recortar de revistas a letra A em todas as formas de escrita que encontrar.
Colar as letras num cartaz.

Procurar figuras nas revistas cujas palavras
inicia-se com a letra A.

Bem...!
Essa é minha maneira de contribuir com um pouquinho do
que realizei com respeito e amor.

Faz tempo que não entro nesse universo de alfabetizar, por isso estou desacostumada com o linguajar próprio.

Estou por fora! Todo profissional tem que se reciclar,
conhecer coisas novas.

Estou parada sem estudar.

Mas, procurei deixar algumas experiências que vivenciei.

Espero que resulte em bons frutos.

Rogéria Costa

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