quarta-feira, 13 de julho de 2011

DECORAÇÃO WABI-SABI











O Wabi Sabi, expressão surgida na Cerimônia do Chá no século XII, é usada para definir a harmonia visual que existe na imperfeição. É ver beleza na rusticidade, admirar o desgaste dos materiais produzido pelo tempo, da madeira de uma mesa antiga…
(http://umbrinco.com/blog/?paged=15)


Esse conceito defende a singularidade do ser e a valorização de todas as etapas da vida, ressaltando tudo o que foi esculpido pela ação natural do tempo e que, por isso mesmo, torna-se absoluto.”
(Casa e Decoração)

É conseguir enxergar a beleza do simples e ter a ousadia de misturar o velho e o novo.
(http://www.casacomdecoracao.com.br/2009/09/wabi-sabibeleza-do-simples-e-os.html)


Se um objeto ou expressão pode trazer, dentro de nós, um sentimento de melancolia serena e espiritual, um anseio, poderia ser dito que o objeto representa wabi-sabi." (Andrew Juniper)

Wabi Sabi sugerem sentimentos de desolação e solidão.
Na visão do universo do budismo Mahayana, essas podem ser vistas como características positivas, o que representa a libertação de um mundo material e transcendência para uma vida mais simples.


(http://abcimaginario.blogspot.com/2011/05/menos-e-mais-estetica-zen.html)


Decoração Wabi Sabi:

Valorizar peças antigas, com história
da família e que tenham alma.
Ter um espaço para refúgio e meditação
Madeira envelhecida
Pedra
Flores
Produtos artesanais
Valorizar a iluminação natural

Algodão cru
Papel arroz
Paleta de cores:brancos,tons terra,cinza,preto,verde,tons de ferrugem
Harmonia com a natureza

Mas atenção:
um ambiente Wabi Sabi nunca é desarrumado ou desalinhado.Apenas mostra marcas que sobreviveram ao tempo,porque foram devidamente cuidados ao longo dos anos.

(http://olhar-essencial.blogspot.com/2011/01/decoracao-wabi-sabi-na-decoracao.html)



Decoração wabi-sabi em 13 passos

  1. Ambientes minimalistas, simples, orgânicos e modestos.
  2. Requerem-se espaços pouco cheios onde os artigos dominantes são exclusivamente os essenciais. Essa escolha é feita baseada na sua utilidade, beleza ou sentimentalismo (ou os três).
  3. A palete de cores da decoração wabi-sabi está assente no branco e nos tons terra.
  4. Privilegia-se o uso de materiais naturais (madeira envelhecida, pedra esfarelada, barro, lã, algodão cru, linho, caxemira, papel de arroz…) em vez de materiais artificiais e/ou luxuosos (plástico laminado, mármore polida, placa de vidro, porcelana, poliéster, licra…).
  5. Em termos de peças de decoração, aprecia-se asartes decorativas, mobília e elementos reciclados/reaproveitados, objectos feitos à mão e encontrados em feiras de usados, antiguidades e outras do género.
  6. A Mãe Natureza deve ser uma companhia constante e deve ser trazida do exterior para o interior sempre que possível: plantas e flores, de preferência do campo, e até ramos de árvore são bem-vindos. Neste contexto, a única “exigência” é que a flora utilizada seja da estação do ano em vigor.
  7. Proteger a casa contra o ruído, o que significa um melhor isolamento de portas e janelas, cortinados mais pesados, chão de cortiça, menos gadgets e electrodomésticos ou entãoprotectores para pousar as máquinas de lavar roupa e loiça.
  8. Organizar a casa de cima a baixo, deitando fora, reciclando ou doando o que está a mais; encontrar um lugar específico para cada coisa para manter a organização.
  9. Privilegiar a luz natural e a de velas em detrimento da iluminação artificial.
  10. Gosto especial por formas irregulares e que não têm necessariamente de combinar entre si (em termos de mobiliário também).
  11. Expor peças com alma, elevado simbolismo ou sentimentalismo: fotografias a preto e branco do casamento dos seus avós, lençóis e toalhas bordados pela sua mãe, uma escultura amadora feita pelo seu companheiro, um conjunto de pedras apanhadas à beira-mar ou um desenho colorido do seu filho.
  12. Criar um espaço pessoal que serve de refúgio e/ou de meditação.
  13. Apreciar a imperfeição – a presença de arranhadelas e fissuras na mobília, portas ou objectos é considerado um símbolo da passagem do tempo e da forma carinhosa e natural com que foram utilizados. No ambiente certo, as peças gastas por anos de uso ganham uma magia inigualável e reconfortante, são companheiros de uma casa, testemunhos de uma vida.

FONTE
http://eudecoro.com/artigos/decoracao-wabi-sabi-que-para-que-serve

Nenhum comentário:

Postar um comentário